Há cinco anos Mandela ainda era vivo e o casamento gay era banido na França. Há dez anos Obama ainda não tinha entrado na Casa Branca e o Iphone tinha acabado de ser lançado. Há quinze anos, o Facebook não existia. No espaço de poucos anos o mundo mudou drasticamente bem como o comportamento dos consumidores, maioritariamente devido ao domínio do e-commerce. Em 2017, 36.6 milhões de pessoas em França fizeram compras online e ¼ dessas mesmas pessoas fizeram-no através dos seus telemóveis. Como é que esta situação afectou o comportamento desta nova geração de compradores e de que forma é que podemos ter uma oferta que se enquadre? Graças aos resultados de um estudo liderado por ecoreuil.fr, somos capazes de entender esta nova geração de consumidores um pouco melhor.

A importância do visual

A aparência e o visual são cruciais para as plataformas online. De facto, 93% dos consumidores considera a aparência visual de um produto um dos elementos mais importantes na sua decisão de comprar ou não. Noutras palavras, se não tem um perfil atrativo terá menos clientes. Para além de que, 52% dos consumidores que não gostam do visual de um site têm maior probabilidade de abandonar a página e nunca mais consultá-la. Não é dada uma segunda oportunidade nestes casos e, se o seu site não corresponde às expectativas dos consumidores com alguns clics, estes encontrarão os serviços dos seus concorrentes. O site deve ser igualmente interativo. Por outras palavras deve adaptar-se ao formato do smartphone, uma vez que 75% dos usuários da internet têm mais probabilidade de negligenciar sites que não podem ser acedidos através dos seus telefones.

Vídeos, uma qualidade imprescendível 

Nós já lhe falámos deste tema noutro artigo: os videos são a plataforma de media mais poderosa! De facto, 96% dos usuários consideram que os vídeos têm bastante influência na decisão de comprar ou não um produto. Isto acontece porque os vídeos comunicam uma mensagem clara e são mais apelativos para os consumidores. Adicionalmente, 58% dos consumidores consideram que as empresas que publicam vídeos nas suas páginas são mais fiáveis. 

Tem que ser curto

De ano para ano, o spam da atenção dos consumidores é reduzido, ou seja, estes não se relacionam sem razão e em vez disso valorizam cada segundo. 65% dos usuários não estão dispostos a esperar mais de 3 segundos para que um site carregue, e esta percentagem aumenta em 7 pontos por cada segundo adicional. Bem como ser rápido, deve ser fácil, ou pelo menos este é o que 76% dos usuários consideram ser o critério mais importante.

A importância da interação humana

Apesar da maioria das empresas se estabelecerem tendo como base sistemas automáticos, a interação humana continua a ser essencial. Saber que efectivamente existe uma pessoa que nos está a ajudar a resolver os problemas faz com que nos sintamos mais seguros. Esta é a razão pela qual 57% dos consumidores preferem contactar os fornecedores por telemóvel e não por outros meios. Ao falar ao telemóvel com alguém está a criar o sentimento de empatia e relacionamento que dá à empresa mais carácter e um perfil melhor. Contudo, 27% dos Millenials têm menos probabilidade de perdoar um erro de gestão protagonizado por um membro do serviço de apoio ao cliente. Assim, as pessoas por detrás de uma marca têm que estar disponíveis e ser extremamente qualificadas de forma a aumentar as suas possibilidades de venda. Mesmo no B2B, a presença de um chat pode aumentar as vendas em 20%. Também é importante mencionar que os comentários feitos aos produtos e serviços deixados por verdadeiros clientes numa página aumentam a interacção em 34%.

Com a Zankyou pode beneficiar de um design esteticamente apelativo, um perfil tecnicamente eficiente e de tudo o que precisa para ter uma presença online relevante. Deve tirar o maior partido possível desta oportunidade enquanto transmite a sua energia e paixão aos clientes. Tenha comentários, acrescente imagens e vídeos apelativos e seja interativo!

Leia o estudo completo de Ecoreuil.fr aqui

Did this answer your question?